Se você estiver com dor de dente, aguda, latejante ou maçante e dolorida, pode ser difícil morder e mastigar, concentrar-se, passar o dia e até dormir, independentemente do medicamento que você tome. A origem da dor no dente pode ser cárie dentária, dente quebrado ou infecção. Independentemente da causa, se você tiver dores contínuas, é hora de consultar um dentista ou endodontista para tratamento. Enquanto isso, continue lendo para obter informações sobre sintomas comuns de dor, possíveis causas e algumas etapas que você pode seguir para aliviar o desconforto.

1. Sintoma: sensibilidade momentânea a alimentos quentes ou frios.

Possível problema: Isso geralmente não indica um problema sério, a menos que a sensibilidade permaneça por um longo período de tempo. Pode ser causada por cáries menores, restaurações desadaptadas e/ou fraturadas ou recessão gengival mínima que expõe pequenas áreas da superfície da raiz(dentina).
O que fazer: tente usar pasta de denteindicada para dentes sensíveis e use uma escova macia ou extramacia, com movimentos para cima e para baixo,nunca de um lado para o outro, que podedesgastar as superfícies radiculares expostas. Se o problema persistir, é hora de consultar um profissional de saúde bucal.

2. Sintoma: Sensibilidade a alimentos quentes ou frios após tratamento dentário.

Possível problema: é possível que um trabalho odontológico recente tenha inflamado a polpa dentro do dente, causando esse sintoma temporário.
O que fazer: aguarde duas a quatro semanas e se a dor persistir ou piorar, peça ao seu dentista ou endodontista que verifique se há um problema mais sério.

3. Sintoma: Dor aguda ao comer comida.

Possível problema: Esse sintoma pode ser causado por cárie, restauração inadequada e/ou fraturada ou trinca no dente. Também é possível que haja danos no tecido pulpar dentro do dente.
O que fazer: procure um clínico geral, que poderá encaminhá-lo a um endodontista se houver danos ao tecido pulpar. Esses especialistas executam procedimentos relacionados à polpa, como canais radiculares, que envolvem a limpeza da polpa danificada e o preenchimento e obturação do espaço restante.

4. Sintoma: Dor persistente, geralmente com duração superior a 30 segundos, após a ingestão de alimentos quentes ou frios.

Possível problema: é provável que a polpa tenha sido irreversivelmente danificada por estímulos mais graves ou trauma físico.
O que fazer: consulte o seu dentista ou endodontista o mais rápido possível para salvar o dente com o tratamento do canal radicular.

5. Sintoma: dor e pressão constantes e severas, inchaço da gengiva e sensibilidade ao toque.

Possível problema: Um dente pode estar com abscesso, causando uma infecção no tecido e osso circundantes.
O que fazer: consulte seu endodontista para avaliação e tratamento para aliviar a dor e salvar o dente. Use analgésicos fracos e\ou anti-inflamatórios, até encontrar o endodontista.

6. Sintoma: dor e pressão maçantes nos dentes superiores e na mandíbula.

Possível problema: ranger de dentes, conhecido como bruxismo, pode causar esse tipo de dor. A dor similar a uma dor de cabeça e do seios da face também pode ser sentida no rosto e nos dentes.
O que fazer: Para bruxismo, consulte seu dentista. Para uma dor de cabeça sinusal, tente fracos e\ou anti-inflamatórios. Se a dor for intensa e crônica, consulte seu endodontista ou médico para avaliação.