REUNIÃO SBENDO SOBRE ENSINO (FASE ESTADO DE SÃO PAULO)

 



Professores Roberto Esberard, Cleber Nabeshima, Alexandre Zaia, Idomeo Bonetti Filho, Renato Leonardo, Manoel Eduardo de Lima Machado, Marco Antõnio Hungaro Duarte, Maurício Paradela, Miguel Haddad e Mário Pasquali Leonardo.

ocorreu no último dia 01 de dezembro de 2012, na sede da APCD de Araraquara, a reunião da SBENDO sobre curso de Especialização em Endodontia no Brasil, com convocação de professores e coordenadores de Lato Senso em Endodontia do estado de São Paulo. Estiveram presente os professores Prof. Manoel Eduardo de Lima Machado (FOUSP), Renato de Toledo Leonardo (FOAR-UNESP), Roberto Esberad (APCD-Araraquara), Idomeo Bonetti Fillho (FAEPO-UNESP), Eduardo Augusto Zaia (FOP-UNICAMP), Marco Antônio Húngaro Duarte (FOB-USP, APCD-Bauru), Miguel Haddad (USF, APCD-Central), José Maurício Paradela de Camargo (APCD-Americans, Campinas e São Carlos), Cleber K. Nabeshima (UNICSUL) e Mario Francisco de Pasquali Leonardo (NAP).

 

Após apresentação e identificação das instituições dos professores presentes, a reunião se iniciou com a palavra do Presidente da SBENDO, Dr. Manoel Eduardo de Lima Machado que fez um breve resumo da proposta da reunião. A problemática dentro das dificuldades de formação do especialista, perfil do aluno, controle de qualidade dos cursos, e o papel da SBENDO neste processo foram expostos por todos. Prof. Maurício destacou a respeito da padronização da carga horária dos atuais cursos de especialização. Em consenso, o modo de avaliação bem como a possível reprovação dos alunos não aptos também foi colocado em pauta, no qual prof. Esberard questionou o programa tradicional que vem sendo utilizado no sistema, números de alunos mínimos e máximos, controle de frequência, e a elaboração e natureza do trabalho de conclusão de curso final (monografia). Prof. Renato sugeriu um sistema de créditos ou pontos para o profissional permanecer especialista, com cursos teóricos com aprovação e controle da SBENDO. Prof. Machado propôs um selo de qualidade SBENDO de diferentes categorias (A, B, C e D) para certificação da qualidade da especialização dentro de um pré requisito mínimo. Prof. Húngaro apresentou a proposta de uma revista científica clínica ao associado como uma das fontes de atualização periódica do associado. A cobrança de uma anuidade para financiar a SBENDO e seus projetos foi colocada como necessidade.

 

Finalizando a reunião, foi decidido um novo reencontro durante o CIOSP 2013 na sede da APCD-Central, onde cada um irá fazer uma apresentação breve de 10 minutos de proposta dos temas discutidos. Para tal reunião todos os professores de Endodontia serão convocados, e será também aberta a todos os associados da SBENDO.

 

 

Resumo

Do Curso:
Programa:
Número de alunos;

Presença no curso;
Carga horaria do curso;
Disciplinas.

Estrutura do curso:
Corpo docente – qualificação
Equipamento – número de equipos

Aparelhos;
Tecnologia exigida
Instalações;

Avaliações do curso:
Teórico;
Prático


Qualificação do curso: avaliação

Do aluno:
Reciclagem (docentes e alunos)
Atualizações;
Prova nacional para confirmação do título.
Credenciamento e recredenciamento;
Regulamentações e fiscalização dos eventos que gerarão créditos ao especialista.

Avaliações do aluno:

teórico

Prático;
Monografia?

Revista:
Informativo
Periodicidade;

Qualidade.

APRESENTAÇÕES DURANTE O CIOSP 2013*

 

- Problemas que o especialista enfrenta: Prof. Manoel Eduardo de Lima Machado

- Estrutura do curso, carga horária, objetivo do programa, disciplinas, avaliação do aluno: Profs. Idomeo Bonetti Filho e Roberto Esberard

- Credenciamento e recredenciamento de cursos e alunos: Profs. José Maurício Paradela de Camargo e Miguel Haddad

- Critérios de Avaliação: Prof. Giulio Gavini

- Reciclagem do especialista: Prof. Alexandre Augusto Zaia

- Revista Eletrônica: Prof. Marco Antônio Húngaro Duarte

- Educação continuada e relação com a indústria: Prof. Renato de Toledo Leonardo

- Papel do FBE na SBENDO – Prof. Ruy Hizatugu

 

DATA: 02 de Fevereiro de 2013 (Sábado)

HORÁRIO: das 16:00 às 18:00
LOCAL:
APCD Central - Auditório E - 5°Andar
ENDEREÇO:
R. Voluntários da Pátria, 547, São Paulo-SP

 

*Não é necessário Inscrição e é aberto a todos os associados SBENDO

 

 

 
 
 

© 2009  www.sbendo.com.br  Versão 2.0 / Todos os direitos reservados - All rights reserved
Site Desenvolvido por Cleber K. Nabeshima